Você está feliz?

Me fizeram essa pergunta durante uma conversa descompromissada e confesso que hesitei na hora de responder. Acho que muito mais pelo inesperado do que qualquer outra coisa. Minha amiga, que fez a pergunta, ainda complementou: a gente sempre pergunta tanta coisa, né… Mas a gente acaba não perguntando se a pessoa está feliz. Foi aí que percebi o real motivo da minha hesitação: esta não é uma pergunta fácil de ser respondida.

Geralmente atribuímos o ‘ser feliz’ com alguma determinada situação ou meta alcançada. Pode ser o casamento, filhos, trabalho e por aí vai… Mas estar feliz é muito mais profundo que um status. Estar feliz requer que você esteja em paz com você mesmo, de bem com a vida, e, apesar de parecer simples, não é. 

Estar feliz exige maturidade. Pra saber apreciar e valorizar as pequenas coisas. Pode ser o fato de ter saúde, um teto para morar, a beleza das flores na rua e por aí vai… Para se estar feliz, tem que estar feliz hoje e não projetando essa felicidade num momento futuro que pode não chegar. 

Valorizar cada momento, degustar o presente e tratá-lo como de fato é: um presente, aproveitando ao máximo cada segundo… se lambuzando de plenitude. Taí outra palavra que tem tudo a ver com estar feliz. Não aquela trend pra bombar nas redes, mas a que te deixa tão cheia de serenidade e alegria que extrapola o corpo através de luz que contagia quem está por perto. Quem está de bem com a vida, tem este poder.

Mas voltando à pergunta, depois de refletir, cheguei à conclusão de que sim, estou muito feliz! E pretendo seguir sempre assim daqui pra frente. Estar feliz não depende de estado de espírito, é estar em sintonia com nós mesmos. Este é um caminho bastante tortuoso e por vezes dolorido de ser percorrido, mas uma vez que você se encontra, não se perde mais. E pode, então, viver feliz para sempre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s